Close
Home
Help
Library
Login
FAO Staff Login
Register
0
Selected
Invert selection
Deselect all
Deselect all
Click here to refresh results
Click here to refresh results
Digital Asset Management (DAM) by Orange Logic
Go to Login page
Hide details
Explore More Collections
Conceptually similar
Cabo Verde, um pequeno Estado insular em desenvolvimento aumenta a sua resiliência às alterações climáticas com o apoio da Cooperação Sul-Sul
Message vidéo de M. Qu Dongyu, Directeur général de la FAO
Día Mundial de la alimentación 2024
WFD 19 Feature ALL VERSIONS
El Hambre cero, quinta Cumbre Mundial de las Regiones sobre Seguridad y Soberanía Alimentaria
Cabo Verde, un pequeño Estado insular en desarrollo, potencia su resiliencia ante el cambio climático gracias a la cooperación Sur-Sur
World Food Day 2020: Video message by FAO Director-General ALL VERSIONS
SOFI 2023 CHIEF ECONOMIST MAXIMO TORERO INTERVIEW (SPANISH)
FAO/ DISRUPTIONS IN SEABORNE TRADE COULD IMPACT FOOD COMMODITIES - INTERVIEW
FAO nominates European Space Agency astronaut Thomas Pesquet as Goodwill Ambassador
FAO / SOFIA 2024 FLAGSHIP REPORT
World Food Day 2018 ceremony highlights
Add to collection
Mensagem de vídeo de QU Dongyu, Diretor-Geral da FAO
Dia Mundial da Alimentação 2020/75.° Aniversário da FAO
Duration
6m7s
Edit Version
Full Mix
Video Type
Public Service Announcement (PSA)
Date
10/01/2020 7:15 PM
File size
670.57 MB
Unique ID
UF2T6Z
Production details and shotlist
UNFAO Source
FAO Video
Shotlist
Senhoras e senhores, colegas e amigos,
1. O Dia Mundial da Alimentação tem a sua origem na data em que foi criada a FAO-ONU: 16 de Outubro de 1945. Este ano é muito especial – para a FAO e para a luta ao nível mundial contra a fome e a desnutrição.
2. Completam-se hoje exatamente 75 anos, saídos dos destroços da II Guerra Mundial. Milhões de pessoas perderam a vida durante o conflito; milhões mais morreram de fome. A agricultura ficou destruída. O mundo precisava de reconstruir a agricultura e de satisfazer a mais básica das necessidades humanas. As nações uniram-se. A FAO-ONU foi criada primeiro.
3. E cumprimos. A FAO explorou tudo o que estava ao nosso dispor – competência, investigação, estatística, diplomacia – para ajudar o mundo a produzir mais para alimentar mais. Nos primeiros 25 anos de existência da FAO, a produção agrícola aumentou 70 por cento.
4. Mas alimentar o mundo não se limita a mais hectares e mais tratores. No segundo quartel da existência da FAO, esforçámo-nos por tornar a Revolução Verde mais ecológica. E, ao mesmo tempo, tornámo-nos mais azuis, chamando a atenção do mundo para a proteção dos oceanos e mares. Promovemos a aquicultura. E combatemos – e derrotámos – as doenças animais persistentes.
5. O terceiro quartel registou um maior impulso em prol da sustentabilidade. Trabalhámos no sentido de capacitar os pequenos agricultores. Promovemos um pacote de soluções para a segurança alimentar global. Frisámos que a erradicação da fome não é possível sem inovação, investimento responsável, comércio de mercadorias acessível e capacitação das mulheres e dos jovens.
6. Ao longo dos 75 anos de existência da FAO, cultivámos, alimentámos, preservámos os produtos dos nossos solos, os meios de subsistência dos nossos povos, o património do nosso planeta.
7. Hoje começa um novo quartel da história da FAO – uma oportunidade para lançarmos um olhar retrospetivo sobre os nossos sucessos, mas também para medirmos o quanto nos falta percorrer e, mais importante ainda, para aguardarmos com expectativa a nova era.
8. É claro que ainda há muito por fazer. Após ter diminuído de forma constante, a subnutrição está uma vez mais a aumentar. Demasiadas crianças são subnutridas ou sofrem de raquitismo. Ao mesmo tempo que a civilização avança, há milhões de pessoas que não dispõem de recursos suficientes para uma alimentação saudável.
9. Importa destacar que a próxima fase na nossa história começa no meio da crise causada pela pandemia da COVID-19. Esta veio por a nu a fragilidade dos nossos sistemas agroalimentares, a precariedade da mão-de-obra agrícola, a linha ténue que separa muitas famílias da miséria.
10. Caros colegas e amigos, é chegada a hora de nos revelarmos dignos dos fundadores da FAO, que há 75 anos se mostraram à altura da situação.
11. Começámos bem, com o nosso Programa de Recuperação e Resposta Abrangente à Covid-19. Centra-se na recolha de dados, programas de redução da pobreza, normas comerciais e de segurança alimentar e preparação contra a próxima pandemia zoonótica.
12. No entanto, a mais longo prazo, será absolutamente necessária uma transformação radical dos sistemas agroalimentares para ficarmos mais próximos de um mundo sem fome.
13. Para a FAO, isto pressupõe uma estrutura mais linear, mais ágil e modular; um impulso decidido em prol da digitalização; uma comunhão de objetivos entre governos, universidades, sociedade civil e setor privado; e a prossecução constante da inovação e da excelência científica.
14. O mundo espera que as nossas palavras sejam coerentes com as nossas ações – que sejamos simultaneamente um grupo de reflexão e um grupo de ação. A par dos nossos parceiros, devemos gerar e promover conhecimento, juntos na busca daquilo que é o bem público supremo: um mundo liberto de pobreza, fome e desnutrição.
15. O amanhã começa hoje. Por isso, neste Dia Mundial da Alimentação, permitam-me que vos agradeça e felicite, colegas e amigos. Permitam-me ainda que vos incite a esforços ainda maiores, até que chegue um Dia Mundial da Alimentação em que possamos olhar para trás e dizer: missão cumprida!
16. Obrigado!
Script
Dia Mundial da Alimentação 2020/75.° Aniversário da FAO
Alternative Versions and Supporting Documents
Find different versions and transcription documents to download